Buscar
  • Lucas Peres

Proteção VCI para suas armas e equipamentos!


Entenda como protegemos suas armas e equipamentos da corrosão!


Um dos grandes problemas em equipamentos metálicos é a corrosão, que se desenvolve em velocidades variadas de acordo com o ambiente que se encontra (temos que levar em conta fatores como umidade, ácidos e outros agentes que afetam a vida útil dos metais), já sabemos que em locais muito úmidos, apenas o uso de agentes desumidificadores não são o bastante.

Pensando em como seria possível resolver essa questão da corrosão, chegamos ao VCI (Volatile Corrosion Inhibitor / Inibidor Volátil de Corrosão), que já usamos atendendo indústrias, principalmente na área de exportação e estoque de metais (tecnologia aprovada em indústrias e agora pelo consumidor final).

Nós da NOT RUST criamos duas soluções para proteção de armas, lâminas, ferramentas e peças metálicas que sofrem corrosão.

Mas antes de te apresentá-las, vamos entender um pouco sobre VCI.

O que é o VCI?

O VCI, ou Inibidor Volátil de Corrosão, é uma nanotecnologia composta por sais orgânicos e álcoois de baixo peso molecular, que pode ser aplicado em vários veículos (soluções líquidas, plásticos, papel, espumas), para diversos usos (protetivos, desengraxantes, fluido de usinagem, fluidos para radiador, embalagens plásticas, papel, entre outros).

Protege os metais da corrosão à nível molecular, ou seja, não deixa resíduos nos seus equipamentos, assim não interfere em seu desempenho nem precisa ser removido antes de qualquer processo (até mesmo pintura e solda).

Onde surgiu?

O VCI surgiu na década de 40 para uso militar, desenvolvido pela Shell Petroleum para que o exército americano conservasse seus armamentos sem necessidade de óleos ou graxas, que em certos ambientes acumulam sujeira e travam seus componentes em vez de proteger contra a corrosão, colocando em risco a seu desempenho.

Era altamente tóxico por ter em sua composição o nitrito de diciclohexilamónio ou mais conhecido na época como DICHAN, assim sendo repudiado seu uso, pois formava nitrosamina (composto químico cancerígeno de estrutura química R2N-N=O) produzidos a partir de aminas e nitritos.

Assim a formulação do VCI foi modificada, para que seu uso não oferecesse risco à saúde. Hoje o VCI é isento de aminas livres, sulfato, nitrato, nitrito, fosfatos e metais pesados. Sua atual fórmula é atóxica e biodegradável.

Como funciona o VCI?

Como abordado anteriormente, o VCI é uma nanotecnologia.

Isso significa que sua proteção anticorrosiva não é devido ao isolamento do metal (como acontece com óleos e graxas que criam uma camada em volta do objeto), funciona em nível monomolecular.


O VCI se desprende (volátil) do meio onde está (cartão, plástico, papel e líquidos) e se deposita eletroquimicamente nos metais do ambiente (as moléculas de VCI são atraídas pelo metal devido à sua carga negativa), e assim protege toda a superfície dos metais, inclusive frestas e pequenas aberturas onde não temos facilidade de aplicar óleos e outros tipos de protetivos.

Após sua ligação eletroquímica, o VCI depositado ali, impede que o oxigênio do ambiente chegue ao metal, estando ele diretamente em contato com o ar, e não o metal (que entraria em processo de decomposição). O que torna importante sua reposição periódica para que sua proteção anticorrosiva seja constante.

Como aplicar em seus equipamentos?

A NOT RUST desenvolveu duas soluções, para conservar seus equipamentos metálicos com VCI, um com função exclusiva de proteção anticorrosiva, e outra desenvolvida para limpeza e proteção.

1 – Card anticorrosivo: cartão de celulose que passa por processo de aplicação de solução com VCI.

A celulose é o veículo do VCI, basta abrir sua embalagem individual, e depositá-lo junto aos equipamentos que precisam de proteção, lembrando que sua funcionalidade é ligada ao uso em ambientes fechados (cases, cofres, maletas, etc), onde o VCI se desprende da celulose (processo não visível) e se liga aos metais que estão próximos (não é necessário nenhum tipo de aplicação, somente depositar o cartão junto ao metal).

  • Área de proteção de cada cartão, que possui aproximadamente 10x10cm, tem quantidade de VCI suficiente para agir em uma área de até 50cm³, podendo ser cortado para melhor acomodação em locais menores, como caixas de facas.

  • Duração da proteção anticorrosiva do VCI pode variar, devemos pensar em seu comportamento como um vapor, sendo assim, quanto mais vedado for o ambiente e quanto menos for aberto (o que provoca troca de ar, e se perde grande parte da atmosfera anticorrosiva formada), maior será seu tempo útil. Sendo assim, colocamos o tempo para a reposição como um mês (mínimo de proteção oferecida, cabe analisar cada caso, podendo aumentar sua duração).

  • Auxilia no controle de umidade, alguns testes mostram redução de até 30% na umidade com o cartão.

  • Sua ação é apenas direcionada à metais, não reage com outros tipos de materiais como polímeros, lentes, madeira, borracha ou munições. (Se retirado o conteúdo da embalagem individual não depositar em contato direto com madeiras, quem podem puxar a umidade absorvida pelo CARD).

  • Atóxico, biodegradável e reciclável.

  • Não deixa resíduos, não é necessário qualquer tipo de remoção de produto antes do uso do equipamento.

2 – Líquido para limpeza e proteção anticorrosiva não oleoso, que contém VCI em sua formulação. Neste caso usamos o líquido como veículo para o VCI, junto à componentes para limpeza de metais. Arma limpa e já protegida contra a corrosão em uma etapa.

  • Este produto pode ser usado em ambiente aberto (mesmo fora da case sua arma permanece com proteção), aplicando o spray sobre as peças que vão ser manipuladas, e efetuando a limpeza com pano de sua preferência. Após a limpeza feita, não é necessária aplicação de outro protetivo (óleos e similares).

  • Remove óleos, graxas, resíduos de pólvora e outros resíduos que apareçam com o uso normal do armamento, e auxilia na remoção de pequenas oxidações (desde que não em fase avançada, o líquido não é corrosivo).

  • Pode ser usado para limpeza e proteção de outros equipamentos como facas e ferramentas de manutenção de armamentos.

  • Atóxico, não inflamável e não oleoso.

  • Não deixa resíduos, não é necessário qualquer tipo de remoção de produto antes do uso do equipamento. (produto em período de testes)

Nosso objetivo é criar uma linha de produtos nacionais, de alta qualidade, que não agridam nem o usuário nem o meio ambiente. Armas limpas, protegidas e prontas para uso a qualquer hora. Os produtos são indicados também para proteção, além de armas, de equipamentos de pesca, cutelaria, ferramentas e peças metálicas em geral que podem sofrer com corrosão.


Texto adaptado de artigo que escrevemos para o nosso parceiro Instituto DEFESA!

https://defesa.org/dwp/protecao-vci-para-suas-armas-e-equipamentos/


Por Lucas Diehl Peres

40 visualizações

ENTRE EM CONTATO!

NOT RUST 2020

@not_rust_

WHATS: (47) 9 8875-8683

EMAIL